Folheando uma revista Monet antiga, conheci um pouco da singular história de Stu Sutcliffe, o primeiro baixista dos Beatles. Pelo que entendi, ele fazia parte da formação original da banda na turnê de Hamburgo, em 1960, mas não seguiu com os demais, para ficar com a nova namorada alemã e dedicar-se à pintura, sua verdadeira paixão. Descobri até que há um bom filme sobre o episódio - "Backbeat - Os Cinco de Liverpool", já disponível em dvd.
Mas o que me deixou comovido com essa história foi o triste fim do rapaz, morto meses depois da turnê, vítima de um derrame cerebral, ainda aos 21 anos. Na verdade, a morte de jovens é sempre um assunto que me sensibiliza particularmente. Como não é possível saber em que se transformariam, fica sempre uma aura de mistério e encanto em torno desses personagens.
No mais, é curioso como algumas pessoas, a exemplo de Stu, que acabou não integrando a banda mais popular de todos os tempos, se tornam famosas e entram para a história exatamente pelo que deixaram de fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário